A Hist贸ria da O.T.O.

 

A I Guerra Mundial estourou em 28 de julho de 1914. Crowley mudou鈥搒e para Nova York em outubro deste mesmo ano; passando o ano seguinte trabalhando como escritor para os peri贸dicos de George Sylvester Viereck, "The Fatherland" e "The International", e como editor鈥揷hefe posteriormente. Em dezembro de 1914, Crowley indicou Charles Stansfeld Jones (Parzival, 1886 鈥 1950) como Gr茫o Inspetor Geral Soberano VII掳 e seu representante pessoal na cidade de Vancouver. Em mar莽o de 1915 Windram indicou Ernest W. T. Dunn VII掳(Maximus) como Vice鈥揜ei atuante para a Austral谩sia.

Apesar de seu anterior an煤ncio sobre os Graus de Artes茫o, no Manifesto da M.路.M.路.M.路., Crowley permanecia inconfort谩vel em rela莽茫o 脿s caracter铆sticas ma莽么nicas da O.T.O., por um adicional n煤mero de raz玫es:

Em contraste com Reuss, Crowley acreditava que mulheres n茫o poderiam ser iniciadas como ma莽ons, apesar de pensar que deveriam ser aptas a se iniciar na O.T.O.
Estava frustrado com as elaboradas prepara莽玫es requeridas para a execu莽茫o das inicia莽玫es ma莽么nicas e com o tamanho dos rituais ma莽么nicos e seu excessivo palavr贸rio. Crowley via estes fatores como impedimentos no sucesso da implanta莽茫o de um trabalho entre pessoas modernas. Ele acreditava que os conte煤dos simb贸licos dos rituais ma莽么nicos estava amortecido a ponto de serem in煤teis. Desejava utilizar o sistema da O.T.O. para ajudar na divulga莽茫o dos ensinamentos de Thelema.

Por estas raz玫es Crowley come莽ou a preparar rituais revisados que poderiam propagar a signific芒ncia da Arte e os altos鈥揼raus conscientemente e de forma dram谩tica, que seriam pr贸prios para a inicia莽茫o tanto de homens quanto de mulheres, que n茫o infringiriam os privil茅gios da Grande Loja Unida da Inglaterra e que divulgariam os ensinamentos b谩sicos de Thelema. Crowley assim o fez por volta de 1925 e adotou os rituais revisados para uso em sua pr贸pria se莽茫o da O.T.O., a M.路.M.路.M.路..

Crowley escreveu sobre estes rituais revisados a Arnold Krumm鈥揌eller em 22 de junho de 1930:
"Reuss tinha o h谩bito de iniciar pessoas com meros esqueletos de rituais tomados daqueles da Ma莽onaria continental. N茫o havia, para deixar claro, nenhuma ordem ou dec锚ncia neste procedimento. Ele percebia isto perfeitamente bem e era uma das raz玫es pelas quais pedia鈥搈e para reconstruir o sistema de inicia莽茫o.
Eu fiz um estudo comparativo de numerosos rituais aos quais eu tive acesso, e produzi uma s茅rie que foi aperfei莽oada para, e incluindo o 6潞 grau (equivalente ao Kadosh) e estes foram trabalhados em Londres com o maior sucesso.
Devo fazer aqui uma pausa para apontar uma mudan莽a essencial e fundamental que 茅 necess谩ria em qualquer ritual com o qual eu tenha algo a fazer que 茅 a completa ren煤ncia ao culto dos Deuses鈥揈scravagistas. 脡 imposs铆vel para um homem livre conhecer qualquer sistema que est谩 ligado aos fetiches de selvagens cujo 煤nico motivo para a莽茫o 茅 o medo nascido de sua pr贸pria ignor芒ncia."

Em 1915 ou 1916 Aleister Crowley escreveu "Uma Intima莽茫o a Respeito da Constitui莽茫o da Ordem" (Liber CXCIV), que desenvolvia suas ideias sobre a Constitui莽茫o da O.T.O. escritas por Reuss em 1906, a Constitui莽茫o da M.路.M.路.M.路. de Crowley, de 1913, e seu Manifesto. G茅rard Encausse morreu em 25 de outubro de 1916. Charles D茅tr茅 (T茅der, 1855鈥1918) sucedeu Encausse e aparentemente tamb茅m recebeu o grau X掳 da O.T.O. para a Fran莽a, mas faleceu apenas dois meses depois.

Em 1916 Reuss mudou鈥搒e para a Basil茅ia, na Su铆莽a. Enquanto estava l谩, ele estabeleceu uma "Grande Loja e Templo M铆stico Anacional" da O.T.O. e a Irmandade Herm茅tica da Luz em Monte Verit脿. Monte Verit脿 era uma comunidade ut贸pica perto de Ascona, fundada em 1900 por Henri Oedenkoven e Ida Hofmann, que funcionava como um centro para o qual o historiador James Webb chamaria mais tarde a "Contra Cultura Progressista".

Em 22 de janeiro de 1917 Reuss publicou um manifesto para sua Grande Loja Anacional, a qual foi chamada Verit脿 Mystica. Na mesma data, publicou uma vers茫o revisada de sua Constitui莽茫o da O.T.O. de 1906, com uma "Sinopse dos Graus" e um resumo "Mensagem de Mestre Therion" em anexo. Nesta constitui莽茫o revisada Reuss incluiu muitos dos t贸picos da Constitui莽茫o da M.路.M.路.M.路. de Crowley, de 1913. Contudo, neste documento, como em muitos dos documentos de Reuss sobre a O.T.O., ele enfatizava o car谩ter ma莽么nico da Ordem.

Em maio de 1917, a Loja de Crowley na Inglaterra foi invadida e fechada pela pol铆cia, sob a alega莽茫o de mandado contra "leitura da sorte" contra um de seus membros. Entretanto, o trabalho de Crowley para a publica莽茫o anti鈥揵rit芒nica de Viereck "The Fatherland" pode ter levado as autoridades a suspeitarem de atividades anti鈥損atri贸ticas na Loja de Crowley. Todos os arquivos da Loja foram apreendidos. Crowley foi for莽ado a temporariamente abdicar do cargo de Gr茫o Mestre em favor de C. S. Jones para facilitar a situa莽茫o dos membros remanescentes. A Loja nunca foi completamente restaurada.

Em Ascona, Reuss organizou um "Congresso Anacional pela Organiza莽茫o da Reconstru莽茫o da Sociedade em Pr谩ticas Linhas Cooperativas ", em Monte Verit脿, de 15 a 25 de agosto de 1917. Este Congresso incluiu leituras das poesias de Crowley (em 22 de agosto) e a r茅cita da Missa Gn贸stica de Crowley (em 24 de agosto 鈥 apenas para membros da O.T.O.). O an煤ncio do Congresso declarava: "H谩 dois centros da O.T.O., ambos em pa铆ses neutros, onde pesquisadores podem ser encontrados por aqueles interessados nos objetivos deste congresso. Um 茅 em Nova York (Estados Unidos da Am茅rica), o outro 茅 em Ascona (Su铆莽a Italiana)." Crowley estava vivendo em Nova York nesta 茅poca; assim, evidentemente, ele e Reuss eram os 煤nicos Cabe莽as Nacionais ativos da O.T.O. em 1917.

Reuss pediu que sua secret谩ria, "J. Adderley" (Isabel Adderley Oedenkoven), enviasse uma c贸pia do an煤ncio, juntamente com uma c贸pia do Manifesto da M.路.M.路.M.路. de Crowley 脿 Grande Loja Unida da Inglaterra, na esperan莽a de que a Grande Loja enviasse representantes. Isto n茫o ocorreu, mas Willian Hammond, o Bibliotec谩rio da Grande Loja, escreveu a Reuss ap贸s o congresso e pediu mais informa莽玫es. Durante a correspond锚ncia de Reuss com Hammond, Reuss lembrou鈥搊 que haviam se encontrado 1913/14, e Reuss havia dado a ele c贸pias de "The Oriflamme" e do "Equinox" de Crowley, o qual, havia dito, "dava detalhes sobre a O.T.O.".

Reuss estava claramente impressionado com Thelema. A Missa Gn贸stica de Crowley, a qual Reuss traduzira para o alem茫o e fora recitada em seu Congresso Anacional em Monte Verit脿, 茅 um ritual explicitamente tel锚mico. Em uma carta sem data para Crowley (recebida em 1917), Reuss fala excitadamente que havia lido "A Mensagem de Mestre Therion" para seu grupo em Monte Verit脿 e que estava traduzindo o Livro da Lei para o Alem茫o. E ainda, "deixe esta not铆cia encoraj谩鈥搇o! Estamos vivenciando seu Trabalho!!!"

Em 24 de outubro de 1917, Reuss entregou uma patente a Rudolf Laban de Laban鈥揤aralya (1879 鈥 1958) e Hans Rudolf Hilfiker鈥揇unn (1882 鈥 1955) para operar uma Loja de Grau III掳 da O.T.O. em Zurique, chamada Libertas et Fraternitas. Em tr锚s de novembro de 1917, de Laban tornou鈥搒e Grande Mestre da Grande Loja Anacional Verit脿 Mystica. Mais tarde, naquele m锚s, ele fechou a Verit脿 Mystica e transferiu seu centro de opera莽玫es para Zurique. Em mar莽o de 1918 Crowley publicou a Missa Gn贸stica no "The International". Reuss publicou sua tradu莽茫o para o Alem茫o da Missa Gn贸stica no mesmo ano.

Em uma nota no fim de sua tradu莽茫o da Missa Gn贸stica, Reuss referia鈥搒e a si pr贸prio, simultaneamente, como Soberano Patriarca e Primaz da Igreja Cat贸lica Gn贸stica, e Legado Gn贸stico na Su铆莽a para a 脡glise Gnostique Universelle, dando a conhecer Jean Bricaud (1881 鈥 1934) como Soberano Patriarca daquela igreja. A publica莽茫o deste documento pode ser vista como o nascimento da E.G.C. como uma organiza莽茫o independente, sob a tutela da O.T.O., com Reuss como seu primeiro Patriarca.

A I Guerra Mundial terminou em 11 de novembro de 1918. De Laban deixou a Su铆莽a em novembro. Em fevereiro de 1919 a Loja Libertas et Fraternitas rompeu sua liga莽茫o com a O.T.O. e tornou鈥搒e estritamente uma Loja Ma莽么nica. Posteriormente regularizou鈥搒e sob a Grande Loja Su铆莽a Alpina. Embora nenhum corpo da O.T.O. tenha restado na Su铆莽a, Reuss continuou a conferir graus da O.T.O. a indiv铆duos. Enquanto Reuss persistia em afirmar a autoridade ma莽么nica da O.T.O., Crowley continuava a afastar a M.路.M.路.M.路. da Ma莽onaria. Em outubro de 1918, Crowley preparou outra substancial revis茫o dos rituais internos da Ordem, desta vez abandonando o termo "Ma莽onaria" e os caracter铆sticos emblemas, signos, identificadores etc., dos graus da Arte. Ele apresentou seus rituais revisados a Reuss para a ado莽茫o pela Ordem como um todo. Em mar莽o de 1919 Crowley publicou seu "The Equinox, Volume III, No. I" (o "Equinox Azul"), o qual continha uma s茅rie de importantes documentos da O.T.O., incluindo:

Liber LII: O Manifesto da O.T.O.
Liber CXCIV: Uma Intima莽茫o a Respeito da Constitui莽茫o da Ordem
Liber CI: Uma Carta Aberta a Todos os Que Desejarem Unir-se 脿 Ordem
Liber CLXI: Sobre a Lei de Thelema
Uma vers茫o revisada do Liber XV: A Missa Gn贸stica

O Liber LII: O Manifesto da O.T.O. de Crowley foi baseado quase que palavra por palavra no Manifesto da M.路.M.路.M.路. de 1913. Sauda莽玫es tel锚micas foram adicionadas, refer锚ncias aos oficiais foram atualizadas, refer锚ncias aos "guin茅us" foram convertidas a seus equivalentes em d贸lares, os nomes de duas organiza莽玫es contribuintes foram apagados (a Ordem Rosacruciana e a Ordem Herm茅tica da Golden Dawn); a tabela de taxas e as fotografias de Boleskine foram retiradas e a frase "Ela [a O.T.O.] de forma alguma infringe os justos privil茅gios de qualquer Corpo Ma莽么nico autorizado" foi adicionada ap贸s a listagem de organiza莽玫es contribuintes, e o an煤ncio ma莽么nico acima citado foi mudado para:
"A O.T.O., embora uma Academia Ma莽么nica, n茫o 茅 um Corpo ma莽么nico posto n茫o serem os 'segredos' entendidos da mesma forma na qual aquela express茫o 茅 normalmente compreendida; e ent茫o de nenhuma maneira conflitos com, ou infra莽茫o dos privil茅gios justos da Grande Loja Unida da Inglaterra, ou qualquer Grande Loja na Am茅rica ou de outra parte que seja reconhecida por ela [a G. L. U. da Inglaterra]."

Em 10 de maio de 1919, Reuss outorgou uma Patente a Hans Rudolph Hilfiker, Dr. E. Pargaetzi, R. Merlitscheke M. Bergmaier para formarem um Supremo Conselho do Rito Escoc锚s de Cernau na Su铆莽a, em Zurique. Na mesma data Reuss concedeu um documento chamado "Medida de Amizade" a Matthew McBlain Thomson, fundador da aziaga "Federa莽茫o Ma莽么nica Americana". O documento reconheceu Thomson como Membro de Grau IX掳 da O.T.O. Em 18 de setembro de 1919, Reuss foi reconsagrado por Bricaud pelo recebimento da "Sucess茫o da Anti贸quia" e re鈥揳pontado como "Legado Gn贸stico" na Su铆莽a para a 脡glise Gnostique Universelle de Bricaud.

Crowley retornou 脿 Inglaterra em dezembro de 1919. Em 1920, Reuss publicou seu "Programa de Constru莽茫o e Princ铆pios鈥揋uia para os Gn贸sticos Neo鈥揅rist茫os: O.T.O.". Neste documento Reuss apresenta suas ideias para uma (altamente regulamentada) sociedade ut贸pica. Os princ铆pios desta sociedade eram para serem baseados nas ideias de Thelema (o Livro da Lei e aforismos de Mestre Therion eram citados e explicados); juntamente com ideias mais tradicionais do Rosacrucianismo, Gnosticismo e Yoga; e as ideias s贸cio鈥損ol铆ticas "progressistas" prevalecentes em Monte Verit脿.

Em 17 de julho de 1920, Reuss participou do Congresso da "Federa莽茫o Mundial da Ma莽onaria Universal", ocorrido na Loja Libertas et Fraternitas, em Zurique. Esta confer锚ncia foi realizada para complementar a "Confer锚ncia Internacional Ma莽么nica e Espiritualista" de Papus em Paris, de 1908. Reuss, com autoriza莽茫o de Bricaud, advogou pela ado莽茫o da religi茫o da Missa Gn贸stica de Crowley como a "religi茫o oficial de todos os membros da Federa莽茫o Mundial da Ma莽onaria Universal possuidores do 18掳 do Rito Escoc锚s". Os esfor莽os de Reuss neste sentido falharam, e ele discutiu com Matthew McBlain Thomson (que fora eleito Presidente Honor谩rio da Federa莽茫o Ma莽么nica Internacional) acerca de assuntos de jurisdi莽茫o. Reuss abandonou o congresso ap贸s o primeiro dia.

C. S. Jones havia abdicado da O.T.O. em 1919, mas continuou a corresponder鈥搒e com Reuss e, em 10 de maio de 1921 Reuss designou Jones como X掳 para os Estados Unidos da Am茅rica do Norte. Na mesma data designou Heinrich Tr盲nker (Recnartus, 1880 鈥 1956), que liderava v谩rias organiza莽玫es esot茅ricas dentro de um movimento chamado "Pansophia", como X掳 para a Alemanha.

Em 30 de julho de 1921 Reuss emitiu outro "Gauge of Amity", desta vez para H. Spencer Lewis, o fundador da A.M.O.R.C., a organiza莽茫o Rosacruciana baseada em San Jose (Calif贸rnia / EUA). Este documento tamb茅m reconhecia Lewis como um membro Grau VII掳 da O.T.O. Crowley havia conhecido Lewis antes, em 1918, na cidade de Nova York, e n茫o ficou impressionado com ele. Reuss retornou 脿 Alemanha em setembro de 1921, estabelecendo鈥搒e em Munique. Em 3 de setembro de 1921 Reuss patenteou Carl William Hansen (Kadosh, 1872 鈥 1936) como X掳 para a Dinamarca. Em outubro de 1921, dada a abdica莽茫o de Dunn, Crowley apontou Frank Bennett (Dionysus, 1868 鈥 1930) como Vice鈥揜ei da Austr谩lia.